sábado, 3 de agosto de 2013

Aulas de teatro


Apesar de ter esquecido o texto da peça de teatro que fiz na colônia de férias, sempre tive uma quedinha por interpretação. Quando estava na 5ª Série, eu e mais alguns amigos, resolvemos brincar de teatro. Assistíamos um seriado na TV e queríamos fazer igual. Estava o filho da juíza, o Alex e o Adriano. O que mais gostava, era de ter que ficar descalço no tablado e poder ver os pés de meus amigos. O Alex tinha um pezão grande e branquinho.

De tanto falarmos do seriado, resolvemos montar uma peça de teatro. Fomos falar com a Madre que cuidava do anfiteatro e pedimos para ensaiar a tal peça. No começo, tudo não passou de uma brincadeira, mas até que um dia, a freira nos ficou observando. Naquele dia ensaiamos como nunca. No término do ensaio, lembro que fui perguntar para a freira como tínhamos nos saído. Ela nos elogiou e nos incentivou. Depois desse dia, não lembro qual o motivo, mas acabamos desistindo de apresentá-la ao pessoal. 

Acho que deve ter sido o nervosismo. O anfiteatro era grande e dava um pouco de medo. Vazio ele amedrontava. Imagine cheio de gente! Não lembro quem amarelou primeiro, mas todos desistimos em conjunto.

Depois que atingi a maioridade, li um anúncio de que estavam precisando de pessoas para atuarem como figurantes ou atores amadores. Chegando lá, tinha muita gente bonita. Pediram para nós esperarmos, pois o dono da agência iria falar conosco.  Então o cara veio com uma conversa que a gente precisaria tirar uma licença para podermos participar das supostas atuações. Estava desempregado, com pouco dinheiro no bolso. Me disseram que era lorota. 

Que eles queriam era angariar dinheiro dos trouxas. Sei que os artistas precisam de uma espécie de autorização para participarem de novelas, filmes e até peças. Como na época não sabia se era verdade ou não. Desisti mais uma vez!

Anos depois, assisti umas aulas de uma amiga que estudava teatro. Resolvi participar com ela numa peça que iria fazer com seus alunos em uma escola. Mas atuei apenas como ajudante de direção. 

Graças a Deus, dessa vez foi tudo maravilhosamente perfeito. Os alunos ensaiaram direitinho. No fim, todos aplaudiram. Ninguém esqueceu o texto. Minha amiga pediu para eu subir no palco para os agradecimentos. Mas preferi não aparecer. Sei que minha ajuda foi de grande importância, mas queria que os créditos fossem apenas dirigidos a ela!

Beijos nos pés!